sexta-feira, 8 de maio de 2015

Dia Internacional da Poesia

Hey pessoal, sejam Bem Vindos Ao Apaixonada Por Books!
Você sabia que a poesia nacional tem um dia no calendário dedicado a ela? Pois bem, não por acaso, no dia 14 de março comemoramos o Dia Nacional da Poesia.
A data foi dedicada um de nossos maiores poetas, Antônio Frederico de Castro Alves, ele foi considerado um dos mais brilhantes poetas românticos, responsável por uma visão de amor na literatura, além de um notável entusiasmos por grandes coisas, como a a abolição de escravos. A poesia é uma das expressões artísticas mais populares, e por meio de suas palavras emocionam leitores em diferentes contextos. Depois dele, muitos poetas vieram, mas sua marca ficou registrada para sempre.  


      Pensamento de Amor 

Aqui... além... mais longe, em toda a parte,
Meu pensamento segue o passo teu.


Tu és a minha luz,sou tua sombra,

Eu sou teu lago, se tu és meu céu.






Eu selecionei para vocês mais 3 poetas que revolucionaram o mundo literário sendo eles:


 Cecilia Meireles 

Filha de Carlos Alberto de Carvalho Meireles, funcionário do Banco do Brasil S.A., e de D. Matilde Benevides Meireles, professora municipal, Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu em 7 de novembro de 1901, na Tijuca, Rio de Janeiro. Foi a única sobrevivente dos quatros filhos do casal. O pai faleceu três meses antes do seu nascimento, e sua mãe quando ainda não tinha três anos. Cecilia me prende com seus poemas românticos e fascinantes, que até hoje encantam muitos admiradores de poesias! Mais uma poetisa que se foi mais deixou seus pensamentos ao nosso mundo, onde se implora por palavras para aquecer nossos corações!

Basta-me um pequeno gesto,
Feito de longe e de leve,
Para que venhas comigo,
E eu para sempre te leve.

E minha alma sem luz nem tenda,
Passa errante na noite má,
À procura de quem me entenda,
E de quem me consolará!



Carlos Drummond de Andraede 

Nasceu em Minas Gerais, numa cidade cuja memória viria a permear parte de sua obra, Itabira. Seus antepassados, tanto do lado materno como paterno, pertencem a famílias de há muito tempo estabelecidas no Brasil. Posteriormente, foi estudar em Belo Horizonte, no Colégio Arnaldo, e em Nova Friburgo com os jesuítas no Colégio Anchieta. Formado em farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Emílio Moura e outros companheiros, fundou "A Revista", para divulgar o modernismo no Brasil.
Carlos foi mais um de nossos poetas brasileiros, que expressou suas palavras para encher o coração de outros, que com suas palavras acariciou nobres corações inclusive o meu! 

Se você sabe explicar o que sente, não ama. O amor foge de todas as explicações possíveis.

As coisas tangíveis tornam-se insensíveis a palma da mão. Mas as coisas findas, muito mais lindas ficarão.



Manuel Bandeira

Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho nasceu no Recife no dia 19 de abril de 1886, na Rua da Ventura, atual Joaquim Nabuco, filho de Manuel Carneiro de Souza Bandeira e Francelina Ribeiro de Souza Bandeira. Muitas de suas poesias fizeram sucesso, e  coloriu mais ainda a vida de admiradores da poesia incluindo eu.


Não aprofundes o teu tédio,
Não te entregues a magoa vã,
O próprio tempo é o bom remédio:
Bebe a delícia da manhã.






E para finalizar este post, gostaria de dizer que como muitos, também sou uma grande admiradora da arte da poesia, inclusive sempre amei ler e escrever, bom é com imenso carinho e amor que apresento a vocês um pouquinho do meu trabalho nesse mundo incrível: 
       
O mundo está cheio de ruas pedidas,     
De bocas famintas,
De tristeza, raiva e inveja,
De maldade e infelicidade!
●●●
Existem pessoas que comem fartamente,
E outras morrendo humildemente,
Entre barrigas cheias e pessoas metidas,
Á barrigas vazias e sofrimento eterno! 


Beijao até a próxima !!!!!!!



3 comentários:

  1. Oiie Ray, amei seu texto sobre o dia da poesia! Bjs!
    Temtudomeublog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Margi,
      Grata pelo comentário, volte sempre!!
      Bjao da Ray !!!!

      Excluir
  2. Oi. Adorei o seu blog!
    Beijos <3
    http://cabecaenrolada.tk

    ResponderExcluir